uol

affiliads

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Guimarães

Na freguesia de Oliveira do Castelo, Distrito de Braga, Portugal. O castelo está ligado à fundação do Condado Portucalense e à independência de Portugal, sendo berço da nacionalidade.
Na Reconquista, os domínios de Vimaranes foram outorgados, em fins do século IX, ao cavaleiro Diogo Fernandes. Uma de suas filhas, Mumadona Dias, fundou um mosteiro. Para protegê-lo dos muçulmanos e normandos a benfeitora principiou um castelo no topo do Monte Largo em dezembro de 958. O conde D. Henrique (1095-1112) fez do castelo sua residência erguendo a Torre de Menagem e ampliando o recinto defensivo.
Ali D. Afonso Henriques (1112-1185), resistiu em 1127, ao assédio do rei Afonso VII de Leão e Castela. No vizinho campo de São Mamede, D. Afonso Henriques livrou a célebre batalha onde nasceu a nacionalidade portuguesa (24 de Junho de 1128).
Entre os séculos XII e XIV o castelo foi aperfeiçoado, sendo testemunha de memoráveis fatos históricos.
Os séculos XVI e XVII, insensíveis ao simbolismo do castelo, fizeram dele uma cadeia municipal e um palheiro, caindo em ruínas. Em 1836, foi salvo da demolição que usaria suas pedras para ladrilhar as ruas de Guimarães.
A partir de 1937 é objeto de restaurações. Bem conservado, está aberto à visitação.

3 comentários:

  1. Ainda vou, visitar todos esses castelos, e a Cinderela que me desculpe, mas ela não vai não, rsrsr.
    nova postagem http://expressaempalavrasearte.blogspot.com

    ResponderExcluir